PESQUISA E CRIAÇÃO

mestre de yoga e diretora de movimento

Consagrada como uma das principais pesquisadoras da performance em teatro e dança no Rio de Janeiro por criar um treinamento físico específico para atores e bailarinos. Este foi desenvolvido a partir do diálogo entre os treinamentos físicos para atores e o vigoroso treinamento físico dos bailarinos. Neste seu processo de construção da técnica ”O Corpo Cênico”, seu background como bailarina e professora de dança foi somado aos seus estudos, que passaram por diversas técnicas corporais, como: danças orientais; capoeira; teatro Nô; técnicas ocidentais contemporâneas e danças primitivas dos índios brasileiros.

Na condução desta pesquisa como diretora, experimentou a dinâmica itinerante dos atores e bailarinos do “Grupo Porão”, que permaneceu ativo por 10 anos ininterruptos, no Teatro Villa-Lobos, e por onde passou grande parte dos atores profissionais e em formação do cenário teatral do Rio de Janeiro.

Idealizadora e realizadora, em 1997, do intercâmbio inédito entre as únicas universidades de dança do Brasil naquele momento: “UniverCidade do Rio de Janeiro” e “Universidade Federal da Bahia (UFBA)”, criando um importante canal de comunicação interestadual da cultura através da dança.

1  2  3  4  5